5 Coisas que deve fazer quando trabalha como Freelancer

Trabalhar como freelancer pode ser uma opção para colocar as suas competências em prática. O trabalho como freelancer é mais usual nos sectores criativos mas pode ser aplicado a quase todos os sectores de actividade. Existem algumas vantagens – tem mais flexibilidade, independência e tem a oportunidade de escolher os projectos nos quais deseja trabalhar.

Seja como escritor, jornalista, criativo, fotógrafo, copy-writer, publicitário, webdesigner, tradutor, …, o mercado é cada vez mais competitivo pelo que torna-se mais importante destacar-se da concorrência.

  1. Crie uma marca – O freelancer tem de “vender” o seu serviço. Criar a sua própria marca permite-lhe comunicar as suas competências e o que o faz diferente da sua concorrência.
  2. Presença online – Parte da reputação da sua marca dependerá da sua actividade online. É importante ter a consciência que as suas acções online vão influênciar a sua marca. Criar um website ou um blog, e participar em fóruns da especialidade permite-lhe obter uma reputação em determinado sector de actividade.
  3. Crie laços – Crie laços com a sua audiência, quer esteja online ou offline. Se alguém lhe faz uma questão, no blog, no facebook, ou um comentário no seu site assegure-se que dá uma resposta assim que possível.
  4. Network – É o mais importante em todas as carreiras, mais ainda mais relevante quando trabalha como freelancer. Ser referenciado é fundamental, pois a maior parte das vezes o trabalho surge do “passa palavra”, do cliente satisfeito ou do amigo que passa o seu contacto a potenciais clientes.
  5. Conheça o preço do mercado – Quando cobra a um cliente pelos seus serviços tenha a certeza que conhece o que o mercado está pedir pelo mesmo tipo de serviço. Se o seu “serviço ou produto” for algo completamente revolucionário então peça o valor que deseja :)