14 Recomendações que todo o condutor deveria seguir

  1. Faça sinal. Use o pisca-pisca. Além disso, não espere até o último segundo para o fazer.
  2. Mantenha a cortesia. Se necessita que alguém o deixe passar à frente, agradeça. Se acidentalmente fizer algo menos correcto, peça desculpa. Basta um sinal, um cumprimento e a maioria dos condutores compreendem.
  3. Use condução defensiva. Assuma que todos os outros condutores na estrada são “alunos e azelhas” e que não sabem o que estão a fazer.
  4. Evite a “raiva na estrada”. Raiva na estrada só lhe causa problemas. Acalme-se. Seja responsável.
  5. Siga pela faixa correcta. A faixa da esquerda é para ultrapassar os veículos mais lentos. A faixa da direita deve ser a faixa natural e a que deve usar sempre que possivel.
  6. Use a regra – um de cada vez. Numa bifurcação e em alturas de tráfego intenso e lento ora passa um ora passa outro independentemente de qual a estrada que tiver prioridade.
  7. Mantenha-se dentro dos limites de velocidade. Se os existem é por alguma razão. Não coloque os outros e a si em perigo.
  8. Respeite as passadeiras. Lembre-se que as passadeiras são as estradas dos peões e tem prioridade sobre a sua. Não vai querer atropelar alguém.
  9. Deixe uma zona tampão. Dê ao carro da frente bastante espaço. Não vai chegar ao seu destino mais rápido por ficar colado na sua bagageira.
  10. Use os faróis. Se estiver a chover os seus faróis devem estar ligados. Isto não é para que possa ver melhor, é para que todos os outros o possam ver melhor.
  11. Dê mais espaço. Isto não é uma competição. Dê aos outros mais espaço para que tudo flua melhor.
  12. Coloque o telefone de lado. Não seja um condutor distraído. Está a pôr em perigo todos os outros ao seu redor. E não, não dá nenhum estilo ou sofisticação guiar e falar ao telefone ao mesmo tempo.
  13. Use menos a buzina. Somente em casos que possa ser mesmo necessário. Lá porque está atrasado, ou “chateado com a vida” ninguém tem culpa e muito menos tem de aturar o seu frenesim matinal. Para isso existem ansióliticos.
  14. Se beber não conduza. E nesta nem sequer é necessário explicar o porquê!