As 4 únicas perguntas que precisa saber para se preparar para uma entrevista de emprego

Se vai a uma entrevista de emprego lembre-se que o recrutador pensa que já tem, potencialmente, a pessoa ideal. Ele quer confirmar que aquilo que ele viu no seu CV corresponde à realidade. Respire fundo, seja confiante!

Apesar de numa entrevista serem colocadas várias questões elas visam basicamente em avaliar 4 únicos pontos:

1) Consegue o candidato realizar o trabalho?
O entrevistador quer perceber se o candidato tem a competência técnica e o perfil certo para realizar o trabalho proposto. Tem formação na área? Está à vontade na matéria? Tem perfil comercial? Tem perfil de liderança?

Dica: Pesquise sobre a empresa e a função a desempenhar e mostre que tem as características que ele procura. O entrevistador espera que você possa ser a solução para seus problemas: faça uma lista do seus atributos, e suporte-os com factos e experiências reais (ex. “Liderei equipa de 10 pessoas durante 3 anos” ou “consegui um aumento de 20% nas vendas de clips no retalho especializado”).

2) Quer realizar o trabalho?
O que leva o candidato aquela entrevista? Qual a motivação do candidato ao concorrer aquela oferta? Quer mesmo realizar aquele trabalho ou é apenas para ganhar algum dinheiro enquanto não aparece o seu trabalho de sonho.

Dica: Pesquise a informação sobre a empresa e sobre a função a que se está a candidatar, e mostre ao entrevistador o quão comprometido está e que sabe exatamente ao que concorrer. Mostre que aquele é o seu emprego de sonho.

3) Conseguirá integrar-se na cultura e ambiente da empresa?
As empresas tem culturas e ambientes diferentes, umas tem o poder de decisão centralizado e dão pouca autonomia aos colaboradores, outras tem um ambiente muito formal e outras completamente informais. Aqui o entrevistador quer perceber qual o ambiente a que o candidato melhor se enquadra: É um líder ou um seguidor? Trabalha melhor em equipa ou sozinho? Lembre-se que depende sempre da função a que está a concorrer, nem sempre ter perfil de liderança é bom.

Dica: Seja verdadeiro. Se tiver que trabalhar num ambiente no qual não se enquadra não vai gostar do seu trabalho e a longo prazo vai ser muito desgastante para si. Seja sincero e dê exemplos (Se tem características de líder, dê exemplos de situações que tenha liderado).

4) Qual é o salário pretendido?
Se receber esta pergunta é um óptimo sinal! É porque há interesse. Reconheceram valor nas suas competências e agora querem saber quanto custa contrata-lo. A sua resposta deve ser um valor baixo o suficiente para ser competitivo, e alto o suficiente para não se mostrar desesperado.

Dica: Uma boa sugestão é indicar um intervalo salarial e mostrar flexibilidade negocial. É sempre boa ideia pesquisar valores de mercado, ou seja, em média quanto é que o mercado está a pagar para aquela função, naquele sector de actividade.