10 Dicas para parar com a arte de adiar as coisas – a chamada procrastinação

procrastinacao

  1. Estruture o seu tempo. Ter uma rotina, planear as coisas. Um pouco de planeamento agora impede uma grande confusão mais tarde.
  2. Se algo pode ser feito em menos de 5 minutos, faça-o agora. Comece por retirar as coisas mais fáceis do caminho o mais rápido possível.
  3. Basta começar. Ponha as coisas em marcha, mesmo que seja só um pouquinho.
  4. Tente apreciar as tarefas. Ter satisfação no que tiver a fazer certamente irá torna-lo mais agradável.
  5. Recompense-se. Dê a si mesmo um incentivo para fazer as coisas. Não deixe a satisfação apenas para o fim.
  6. Encontre a razão porque evita certas coisas. Identificando o problema, e porque adia as coisas, é o primeiro passo para as retificar.
  7. Não insista se não estiver a resultar. Se sente que está bloqueado em algo, passe à tarefa seguinte. Isso permite que continue a fazer as coisas e em seu tempo voltará com a devida atenção ao que na altura parecia complicado.
  8. Mantenha-se focado. Se a sua atenção começa a se dispersar, reconheça isso e volte ao trabalho.
  9. Não ao multi-tasking (multi-tarefa). Estudos mostram que não funciona. Concentre a sua atenção numa tarefa de cada vez.
  10. Evite distrações. Desligue a televisão. Encontre um lugar onde não vai ser interrompido. Não use o computador se conseguir fazer a tarefa sem ele. (Ex: Se tiver de escrever uma lista de itens pode o fazer em papel. Sabe perfeitamente que se usar o computador irá estar a navegar por outros lados)

Obs: Ver o exacto significado de procrastinação.