10 Regras de boas maneiras para as pessoas da Internet

internet-banner

  1. Trate as pessoas como pessoas. Não se esconda por trás de um anonimato e trate mal os outros.
  2. Pense antes de postar. Coisas que colocar na internet ficam para sempre (ou quase sempre). Esteja consciente do que está a escrever.
  3. Não partilhe estatísticas ou factos para algo que não possa justificar. Pare de perpetuar mentiras e meias-verdades.
  4. Não alimente os trolls. Se ignorá-los, eles vão embora. Não baixe ao seu nível. É o que eles querem. (Obs: Troll = pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar uma discussão e a provocar e enfurecer as pessoas nela envolvidas).
  5. Atributa crédito apropriado para notícias de última hora. Se algum texto (notícia) não for seu dê o devido crédito.
  6. Nunca publique informações pessoais de ninguém. Alguns utilizadores da Internet gostariam de arruinar a vida de certas pessoas, não lhes dê os meios para fazerem isso, mesmo que ache que possa haver alguma justificação.
  7. Não insulte. Os utilizadores da Internet ainda são pessoas com sentimentos.
  8. Não copie conteúdo de qualquer pessoa sem permissão. Verifique os direitos de autor antes de usar qualquer tipo de material.
  9. Não faça spam. A Internet é um óptimo lugar para discussão e partilha de ideias. Não um local para “bombardear” os outros com emails massivos e sem que eles os tenham solicitado.
  10. Não escreva em letras maiúsculas. Escrever um texto em letras maiúsculas significa que está a “gritar, berrar ou chateado”. Pare com essas manias.