5 Sinais que podem indicar que está num relacionamento com um psicopata emocional

Por definição – “Psicopatia ou sociopatia é a designação atribuída para um indivíduo com um padrão comportamental e/ou traço de personalidade, caracterizada em parte por um comportamento anti-social, diminuição da capacidade de empatia/remorso e baixo controle comportamental ou, por outro, pela pertença de uma atitude de dominância desmedida”.

psicopata-emocional

Por vezes, e porque se está num relacionamento, nem sempre existe a clareza para detectar alguns sinais deste comportamento. Ficam aqui os principais 5 sinais que podem indicar que está num relacionamento com um psicopata emocional.

  1. Distorcem os factos – Muitas vezes, os psicopatas tentaram distorcer a realidade para criar dúvidas em si sobre a forma como as coisas realmente aconteceram no passado. Esta é uma das técnicas de manipulação mais antigas.
  2. Viram tudo de volta contra si – O psicopata constantemente torna tudo sua culpa. Se eles o trairam, é por causa de algo que fez, certo? Eles constantemente o usam como “bode expiatório” para todas as decisão erradas que tomam, dizendo que você as fez sentir de uma certa maneira ou foi você que os empurrou a fazer algo.
  3. Tentam te derrubar – O psicopata mantém a sua posição de poder num relacionamento, fazendo-se parecer melhor do que você, e acima de si. Eles fazem isso através da sua condescendência tentando fazer você parecer ridículo na frente de seus amigos e familiares.
  4. Insistem que é sempre culpa sua – É como eles se escussam de qualquer tipo de “pecado” que possam ter cometido. Um psicopata não pode nunca admitir estar errado, assim sobra sempre para si.
  5. Isolam-te – Numa tentativa de controlo, eles tentam isolar o seu parceiro dos seus amigos e familiares. Você, naturalmente, quer sair e se divertir com o seu(sua) companheiro(a), mas, eles simplesmente dizem não nessa noite. Ou jamais. Parece familiar? A próxima coisa que repara é que raramente vê os seus amigos. É uma manipulação subtil.