12 Indústrias e empregos ameaçados pela tecnologia e que poderão desaparecer em breve

  1. Tradutores – O tradutor da Google e outros programas semelhantes serão mais avançados num futuro próximo.
  2. Televisão – Milhares de pessoas estão a abandonar gradualmente a televisão. Tudo se passará por subscrição de serviços de “streaming” como o Netflix, Amazon Instant Video, Hulu, HBO Go e Sony Video Unlimited (ainda não em Portugal).
  3. Jornais em papel – Pessoalmente adoro ler as notícias em papel mas confesso que cada vez mais tudo me chega via internet. Com tantas fontes gratuitas e em tempo real o jornal em papel pode simplesmente desaparecer.
  4. Livrarias e bibliotecas – A Amazon (por exemplo) tem bibliotecas de milhares de livros ao preço de cêntimos.
  5. As companhias de táxis – A Uber e aplicações similares são uma ameaça real para as empresas de táxi.
  6. Recrutadores de emprego – Serão, eventualmente, subsituidos por sites como o LinkedIn ou Indeed (como já acontece em milhares de empresas). Também por “novas gerações de robots informáticos” que fazem a triagem das candidaturas automaticamente.
  7. Hotéis – Aplicações como Airbnb ou HomeAway estão a retirar, cada vez mais, clientes a hotéis e motéis.
  8. A indústria de transformação – Diferentes e novos tipos de impressoras 3D podem ser usadas para fabricar quase tudo.
  9. Trabalhadores dos correios – Além do facto de já existirem máquinas de triagem em uso cada vez mais tudo nos chega via online.
  10. Indústria de transporte – Viaturas auto-dirigidas irão ameaçar todos os trabalhadores ligados ao trabalho de condução. Talvez não no imediato mas os avanços nesta área tem sido imensos.
  11. Secretariado e administrativos – Continuará a existir mas não nos moldes actuais. Cada vez mais as empresas estão a usar escritórios virtuais para desempenhar essas funções.
  12. Caixa de supermercado – Já existem linhas de check-out em muitas lojas onde os consumidores digitalizam as suas próprias compras e pagam online. Haverá necessidade para alguns assistentes (num número reduzido) apenas para algum imprevisto.