Como “arrasar” na entrevista de emprego – em 5 passos!

A parte mais difícil está ultrapassada, conseguiu uma entrevista! Agora é tempo de planear a sua abordagem à entrevista, e “arrasar”!

É certo que as entrevistas podem ser stressantes pois o seu percurso profissional será examinado à lupa e tem um tempo reduzido para convencer o recrutador. Com um pouco de preparação, um pouco de prática e a atitude certa pode sair da entrevista a esperar um telefonema com uma resposta positiva.

Claro que tem de ter as competências necessárias para a função e tem de ter a capacidade de apresentar todos os factos do seu percurso de forma profissional e agradável.

Assegure-se que a sua aparência é impecável, sorria, mantenha contacto visual e tenha um aperto de mão firme. Além destes conselhos do senso comum há mais 5 passos que precisa abordar.

1. Faça o seu trabalho de casa
Descubra o máximo de informação sobre a empresa e as pessoas que a gerem. Veja os Press Releases, as novas contratações, eventos, responsabilidade social, etc. e faça um resumo/cábula dos pontos mais importantes. O objectivo é conseguir falar da empresa como se fosse um especialista! Faça questões sobre os objectivos da empresa, planos de expansão, mostre ao recrutador que sabe do que está a falar e que tem interesse no futuro da empresa.

2. Ensaie as suas respostas
Não para as decorar mas para para ganhar fluidez no discurso! É realmente importante estar preparado, consulte o artigo As 35 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego e como responder. Pratique as respostas, estruture-as em tópicos. O seu discurso deve ser claro e conciso, mas não programado!

3. Faça da “conversa social” uma estratégia
Normalmente antes de começar a entrevista ou depois das formalidades aproveite a oportunidade para estabelecer uma relação pessoal com o recrutador. Pode falar do jogo de futebol passado, do trânsito ou outro qualquer assunto, e quando parecer natural faça a ponte para mencionar algo no seu passado profissional que seja relevante para a função em questão.

4. Entreviste o entrevistador
Não interessa o quanto você deseja aquele trabalho. Tenha sempre em mente que o processo de entrevista é uma avaliação para ambas as partes. Você também precisa de saber se aquela é a empresa certa para si. Pergunte o que é esperado da pessoa que conseguir o trabalho? Quais são os objetivos e metas a atingir? Porque saiu a pessoa anterior? Quais as perspectivas de carreira? Estas questões além de mostrar o seu interesse em ter um futuro naquela empresa, mostra também que se valoriza a si próprio e que procura uma relação profissional em que ambas as partes ganhem.

5. “Transpire” confiança !
A confiança é fundamental. Os empregadores querem recrutar pessoas que influenciem positivamente os restantes colaboradores, pessoas confiantes nas suas próprias competências e capacidades, e que são agradáveis e sociáveis. Deixe o nervosismo de parte, lembre-se que se foi chamado para uma entrevista e o recrutador já pensa que tem o perfil certo, apenas quer confirmar o que leu no seu CV.